23 September 2008
II Congresso da AMES-TERESINA, Vitória dos Estudantes!
No dia 20 de setembro de 2008, no pátio na U. E. Benjamin Benjamim Baptista o II Congresso da AMES-TERESINA com mais de 90 estudantes representando cerca de 20 escolas da capital do Piauí, entre elas: João Clímaco, Joel Mendes, CEFET-PI (sede e uned-Teresina), Barão de Gurguéia, Colégio Certo, CEB James de Azevedo, Edgar Tito, Colégio Lavoisier, Firmina Sobreira, Pedro Conde, Escolão do Mocambinho, Eurípedes de Aguiar, Premem-Norte, Júlia Nunes, Premem-Sul, Milton Aguiar, Pires de Castro, Antônio Almendra, Benjamim Baptista etc. Todos com bastante entusiasmo diziam palavras de ordem tais como: “A AMES somos nós, nossa força e nossa voz”,” Prá mudar a educação, tem que ter Rebelião” e” O dinheiro do Meu pai não é capim, Eu quero passe-Livre Sim, eu Quero eu Quero..”..
O congresso deu início formando uma mesa para as saudações aos delegados e suplentes. Os convidados a foram o diretor da U. E. Benjamim Baptista Professor Manoel Evandro que ressaltou a importância da organização dos estudantes através da AMES-TERESINA; Jessiane Brito Coordenadora Nacional do MLB- Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; Gregório Goold 1º Vice-presidente da UBES -União Brasileira dos Estudantes Secundaristas; Cláudia Cíntia Presidente do Grêmio Estudantil da U. E. Milton Aguiar; Pedro Laurentino Diretor do SINTRAJUFE-PI e Membro do PCR – Partido Comunista Revolucionário; Carla Catiara da UJR- União da Juventude Rebelião e Isaac Ferreira Presidente da 1º Gestão da AMES-TERESINA e aluno do CEFET-PI/UNED-TERESINA.
Ainda pela manhã, após as saudações os delegados e suplentes presentes tiveram um espaço para falar a situação de sua escola e apresentar sua opinião sobre a educação: na qual a maioria disse que falta água de qualidade, merenda, livros, professores qualificados, reforma nas escolas e nas suas quadras esportivas além de material para atividades físicas, laboratórios de informática, biologia, física que funcionem, segurança, poucas vagas nas universidades públicas e principalmente o abandono do governo com o ensino público.
Durante a tarde depois de todos terem almoçado no auditório do Benjamim Baptista o debate foi sobre a organização dos estudantes e os grêmios estudantis. Participaram da mesa os estudantes Amanda Augusta do CEFET-PI/UNED-TERESINA e Lucas Caetano do Colégio Certo, sendo coordenado por Isaac Ferreira.
Para encerrar o congresso, foram aprovadas as propostas de lutas para a nova gestão e sua nova diretoria, ficando eleita Amanda Augusta para a presidente da AMES-TERESINA, que assumiu a tarefa de nos próximos dois anos organizar e lutar em defesa da educação e dos estudantes.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment