Milhares de estudantes londrinos tomaram as ruas no dia 24 de novembro em protesto contra o aumento das mensalidades nas universidades inglesas decidido pelo governo do primeiro-ministro David Cameron do Partido Conservador. Os estudantes marcharam em frente a residência oficial do primeiro ministro e se dirigiam até o parcelamento quando foram reprimidos pela polícia. Cerca de 100 estudantes presos e muitos ficaram feridos.
Ainda durante o protesto, os estudantes ocuparam as universidades em Plymouth, Birmingham, Londres e Bristol. Marchas e outros protestos também estão acontecendo em universidades e colégios em Manchester, Liverpool, Sheffield, Oxford, Cambridge, Leeds, Newcastle e em várias cidades da Escócia.
O plano do governo é cortar o orçamento para a educação superior em até 40% (81 bilhões de libras) e eliminar as bolsas para professores e financiar gastos do governo com o aumento das taxas dos empréstimos estudantis. Pelo plano do governo, o piso das anuidades dos empréstimos passaria de 3.290 libras para 6 mil libras e algumas universidades poderiam cobrar até 9 mil libras.
Em outra manifestação duas semanas antes, os estudantes ocuparam a sede do Partido Conservador contra as medidas anti-educação do governo.
No comments:
Post a Comment