Inicio

04 April 2007

Ecologia: O meio ambiente que temos e o que teremos!


Reunidos em Paris, cientistas do mundo inteiro chegaram à conclusão de que a temperatura subirá de 4 a 6,4 graus até o fim do século. Caso se confirme essa elevação de temperatura, 3,2 bilhões de pessoas sofrerão com a falta d'agua, de 200 a 600 milhões de pessoas ficaram sem alimentos, a degradação do solo vai piorar e varias regiões do mundo assistirão nos próximos anos, a mais e mais catástrofes.

Mas de quem é a culpa pelo aquecimento global?

Os principais países capitalistas do mundo e suas empresas são os responsáveis por mais de 80% da produção de gases que causam o efeito estufa, e somente os EUA são culpados por 25% da emissão de dióxido de carbono do planeta, além de consumirem 70% da madeira da floresta Amazônica.

A ONU (Organização da Nações Unidas), organizou o Painel Intergovernamental sobre a mudança do Clima (IPCC, Sigla em Inglês) para debater e explicar as causas das profundas alterações climáticas que estão acontecendo no mundo. De acordo o relatório dos cientistas, o aquecimento é causado pela retenção de calor da Terra devido a uma capa de gases na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis, petróleo e derivados, carvão mineral e gás natural, para a produção de energia, e a destruição das florestas aumenta a concentração desses gases, contribuindo para a elevação do chamado efeito estufa. Ou seja` a concentração na atmosfera de gases, como o dióxido de carbono (CO2) e metano, produzidos pela queima de petróleo, carvão e pela destruição de florestas, provoca o aquecimento e as conseqüentes mudanças do clima, que tornam mais freqüentes fenômenos como inundações, furacões, secas, tsunamis etc. Calcula-se que a produção de energia gerada por combustíveis fósseis é responsável por cerca de 60% das emissões de gases que causam o efeito estufa. São as mais altas da história do planeta, que revelam a gravidade do aquecimento global hoje, elevando a temperatura e multiplicando o número de pessoas com câncer e doenças respiratórias.

Não só esses problemas acima citados, mas também o que está bem acima de nossos olhos como o rio Parnaíba e outros rios que estão morrendo. Tem que partir de nós a luta para protegê-los. O papel do estudante não é apenas estudar, mas também ter consciência desse mundo capitalista e usar seus conhecimentos para o transformá-lo e impedir a destruição do planeta e seus habitantes. (fragmentos retirado do editorial do jornal A Verdade de 03/07, autoria de Luís Falcão)

No comments: