Inicio

22 September 2009

AMES-TERESINA participa de 12º CONEG da UBES


No período de 4 a 6 de setembro de 2009 aconteceu na cidade do Rio de Janeiro o 12° CONEG- Conselho Nacional de Entidades Gerais da União Brasileira de Estudantes Secundaristas- UBES, instância que decide os critérios para participação dos estudantes no congresso da entidade.
Do nosso estado, a AMES- Teresina participou do evento juntamente com a delegação de 10 estudantes, e foi a única entidade que participou do CONEG da UBES, reafirmando sempre a defesa de uma UBES democrática, independente e aberta a todos as estudantes interessados a lutar pela melhoria da educação,e por melhores condições de vida para o povo do nosso país. No entanto, a atual diretoria majoritária da UBES (UJS/PCdoB) insiste em manter a proposta das etapas estaduais que para nada mais servem senão para afastar cada vez mais os estudantes da UBES, tornando-a uma entidade fraca e desconhecida entre a massa dos estudantes brasileiros.
Para ter uma idéia a UBES representa pouco mais de 50 milhões de estudantes,porém no seu último congresso haviam apenas cerca 2 mil delegados presentes. Isso retrata que apenas uma reduzida quantidade de pessoas sortudas tem a oportunidade de participar do congresso. Entretanto nesse último CONEG nós conseguimos um importante avanço: são os grêmios estudantis que irão tirar delegados para o congresso da UBES, tiragem essa que deverá ser apenas através de eleições diretas divulgadas no site da entidade, garantindo assim a ampla divulgação da atividade e a participação mais ativa e consciente dos estudantes.
Essa vitória pertence ao movimento estudantil que tem o compromisso com a causa dos estudantes e não tem medo de sua participação e cobrança pois só dessa maneira é possível a construção de um movimento estudantil forte e combativo. O ConUBES (nacional) acontecerá de 3 a 6 de dezembro de 2009 com local ainda não definido mas a etapa estadual acontecerá no dia 14 de novembro aqui mesmo na capital.
Portanto desde já convidamos a todos os estudantes interessados em resgatar uma UBES forte e combativa, realmente representativa e defensora de uma educação de qualidade, a participarem conosco desta importante atividade, realizando eleições em sua escola e garantindo a participação do maior número de estudantes possível.

No comments: