Inicio

09 March 2007

Organizar o grêmio estudantil, para nossa luta ficar mais forte!

Deste de 1985 que existe a Lei Federal nº. 7.398/85 que Garante a todos estudantes do pais seja ele de ensino público ou privado, a livre organização do Grêmio Livre Estudantil, sem a intervenção da Direção escolar ou Secretarias Governamental. Direito garantido graças a luta, consciência e organização dos estudantes Brasileiros.
O Grêmio representa nossos interesses dentro e fora da escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras ações, sendo também um espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por cada direito. Por isso, é importante que um de seus principais objetivos seja aumentar a participação dos alunos na busca por seus anseios: cultural, politico e educacional através de campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que tenham voz ativa e participem junto com outros segmentos academico das atividades extra-salas.
Em nossa cidade a AMES-Teresina, esta inciando uma campanha de construção e filiação de Grêmios Estudantis.
Para filia-se, é só preencher o formulario padrão e participar da reuniões e atividades da AMES. Para construir o Gremio Estudantil, siga os sequintes passos:
1. Convide outros colegas inclusive de outros turnos para formar a comissão Pró-Grêmio.
2. Marque uma assembléia geral em um turno com todos alunos, ou, reunião com a maioria (50%+1) dos representante de sala em cada turno.
a)para aprovar uma comissão e um regimento eleitoral .
b) para continuar, convide a AMES, para continuar a criação do Grêmio.
3. Não esqueça que cada passo é importante a divulgação: Mural, salas de aula, folhetos etc.

No comments: