Inicio

02 March 2007

Viva o O8 de Março, dia Internacional das Mulheres !



Em 1857 no dia 08 de Março, 129 trabalhadores da indústria têxtil em Nova Iorque, vinham sendo exploradas, com jornadas absurdas de 16 h. por dia e recebendo baixos salários, inclusive inferiores aos que recebiam os homens que trabalhavam cerca de 8h. Cansadas de serem super-exploradas pelos donos das fábricas, decidiram realizar uma

greve para exigir a redução da jornada de trabalho e igualdade salarial. Mesmo sendo justo essa luta a burguesia proprietária da fábrica mandou que fechassem os portões e tocou fogo em tudo, com as trabalhadoras que resistiam lá dentro em greve, ficando todas presas e queimadas.
A partir de esta data diversos protestos acontecerem em todo o mundo em repúdio a essa atitude e exigindo salário e trabalho com igualdade para todos.
Em 1910, em Copenhague reune-se a primeira Conferência Internacional sobre a Mulher, sendo organizada pela Internacional Socialista, que decide que o dia internacional das Mulheres será em 08 de Março de cada ano, em homenagem as 129 mulher que deram suas vidas para garantir o direito que hoje a maioria das mulheres de todo o mundo possuem.
A AMES, junto com U. E. James de Azevedo, estará realizando varias atividades em homenagens as mulheres que serão: Palestras, Exposição de fotos, Exibição de Filmes, produção de Poesias, parodias e etc.
Esperamos que em cada Unidade de Ensino junto com a AMES, possam também realizar as homenagens e reflexões sobre o papel e a importância do exemplo e da luta das mulheres para conquistar uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

No comments: