Inicio

10 August 2007

II ENOET Fortaleza-Ceará


Foi realizado nos dias 07, 08 e 09 de junho de 2007, pela diretoria de escolas técnicas da UBES/Rebele-se e a UJR, o II ENOET (Encontro Norte e Nordeste de Escolas Técnicas e Tecnológicas) na cidade de Fortaleza-CE, para discutir a situação e o rumo do ensino técnico no Brasil, trocar idéias e experiências com estudantes de outros estados e principalmente debater juntos a proposta do MEC de transformar os CEFET´s em IFET´s ( Instituto Federal de Educação Tecnológica).
Nos seus três dias, o II ENOET foi regado por inúmeras discussões e sugestões. No primeiro dia foi realizada a abertura sendo discutidos a história do ensino técnico brasileiro, a condução da educação profissionalizante e a diretrizes do decreto para implantação dos IFET´s. No 2º dia foram debatidos a organização do movimento estudantil dentro das escolas, este tema foi coordenado pelo militante da União da Juventude Rebelião e Presidente da AMES Teresina, Isaac Ferreira. O terceiro dia teve apresentação de trabalhos científicos e os alunos do Piauí apresentaram os trabalhos sobre o impacto ambiental e drogas. Simultaneamente houve os grupos de debates na qual surgiram várias propostas que foram aprovadas pelos estudantes na plenária final na qual estava presente Amanda Augusta, que é a atual Sec. Geral da AMES Teresina, do Grêmio do CEFET-PI e membro da União da Juventude Rebelião.
Logo após as considerações finais realizou-se uma manifestação nas ruas de Fortaleza onde unimos a força e a coragem da juventude para dizer um basta nesse descaso com a educação, pois só com os estudantes consciente conseguiremos levar a nossa luta por um mundo justo, com educação pública de qualidade e mundo sem a opressão e exploração desumana em que o capitalismo impõe à maioria dos brasileiros.

Jessiane Brito
Dir. Comunicação Social do
Grêmio do CEFET-PI e
Militante da União da
Juventude Rebelião

No comments: